16 junho 2011

Dica de instrumento: Didgeridoo

Já postei aqui dois instrumentos curiosos e não tão conhecidos: Udu (ou moringa) e Shamisen. Agora achei um instrumento de sopro com mais de 1500 anos inventado por aborígenas da Austrália: o didgeridoo.



O didgeridoo é um aerofone, ou seja, um instrumento onde o som é provocado pela vibração do ar. O som no didgeridoo é produzido pela vibração dos lábios e por outros sons produzidos pelo instrumentista.


É um instrumento muito antigo. Estudos arqueológicos baseados em pinturas rupestres sugerem que o povo aborígene da região de Kakadu já utilizava o didjeridu há cerca de 1.500 anos.

Veja mais sobre ele, como fazer e videos. Clique em leia mais. 

Ficheiro:Range trumpet.png
Extensão das notas
O autêntico didgerido de origem australiana é construído da forma tradicional por comunidades do norte da Austrália ou por pessoas que viajam para a Austrália central em busca da matéria-prima. Para a construção desses instrumentos são usados troncos duros, especialmente de eucaliptos, árvore abundante naquela região. Às vezes são usadas espécies nativas de bambu. Em geral corta-se o tronco inteiro mas um galho sendo considerado forte o bastante pode ser usado no lugar do tronco completo.

Os artesãos aborígenes que constroem o didgeridoo também aproveitam troncos que foram esburacados por cupins. Quando encontram uma árvore aproveitável, selecionam o galho, retiram a casca, adornam as extremidades e o instrumento ganha forma. Nesse ponto o didgeridoos recém-construído pode ser pintado e pode-se acrescentar cera de abelha ao bocal do instrumento.

Didgeridoos também são feitos a partir de tubos tipo PVC. Estes geralmente têm um diâmetro entre 4 e 5 cm e um comprimento que corresponde ao tom desejado. O bocal muitas vezes é feito da tradicional cera de abelha ou de fita adesiva. Uma rolha de borracha furada e de um tamanho apropriado também pode servir de bocal.


O didgeridoo é tocado com a contínua vibração dos lábios para produzir o zumbido enquanto é usada uma técnica especial de respiração chamada respiração circular. Esta exige a respiração através do nariz enquanto que, ao mesmo tempo, a expiração deve ser feita pela boca usando a língua e as bochechas. Para um tocador experiente, a técnica da respiração circular permite que ele renove o ar de seus pulmões mantendo uma nota pelo tempo que o mesmo desejar.
Agora uns vídeos pra que você veja o maravilhoso som (e até psicodélico) do didgeridoo:






E vale salientar que tem vários outros modelos espirais possíveis:

E o massa é: você pode fazer o seu didgeridoo sem gastar muito, de pvc, bambu ou madeira. Aqui exemplos de como fazer:






Fonte: Wikipédia (é claro)

0 milhões de comentários:

Postar um comentário