08 dezembro 2009

Museu homem do nordeste

MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE



Fundado em 1979, pelo sociólogo Gilberto Freyre, o Museu do Homem do Nordeste é ligado à Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, e tem a missão de pesquisar, documentar, preservar, difundir e atualizar o rico patrimônio cultural do Nordeste, material e imaterial.

O acervo, representativo da formação histórica, étnica e social da atual Região Nordeste, possui cerca de 15.000 peças, heranças culturais do índio, do europeu e do africano na formação do nordestino brasileiro. De materiais de construção dos Séculos XVIII e XIX aos mocambos; dos ex-votos aos objetos de cultos afro-negros; das bonecas de pano e brinquedos populares à cerâmica regional de Vitalino, Nhô Caboclo, Zé Rodrigues, Porfírio Faustino e de outros notáveis e anônimos artistas do povo. Das tecnologias do trabalho no açúcar à vida nas casas grandes e senzalas. Tudo isso compõe o acervo de um dos mais importantes museus histórico-antropológicos do Brasil.

O Museu do Homem do Nordeste constitui referência na museologia contemporânea por sua atuação na área educativo-cultural, consolidando cada vez mais sua integração com a sociedade, especialmente com escolas, universidades, instituições governamentais e não-governamentais, agentes culturais, dentre outros.

Para os visitantes, o Museu constitui oportunidade rara para descobrir, questionar e construir, através de registros museológicos, o Homem do Nordeste.







Mais Informações:Endereço Avenida 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte · Recife · PE
Atendimento ao público fone 3073 6340 - 3073 6332 fax 3073 6352
museudohomemdonordeste@fundaj.gov.br

0 milhões de comentários:

Postar um comentário