________

07 outubro 2011

Steve Jobs 1955 - 2011

Como todos devem saber, Steve Jobs, fundador da apple e um dos caras mais importantes no mundo dos computadores, morreu nessa quarta-feira (5/9/11) devido a um cancer no pancreas. Todos os blogs já falaram tanto e homenagearam Steve, entao achei legal resumir a historia e grande influencia dele entre outras coisas...


A vida e obra de Steve Jobs

A biografia de Steve Jobs é rica e detalhada. Este homem desde muito cedo começou a batalhar pelo que queria e a sua vida, até este momento, acaba por se fundir em grande parte com a vida da empresa que criou.

Steve JobsSteve Jobs nasceu em 24 de Fevereiro de 1955. Seria posteriormente adoptado por Paul e Clara Jobs. Em 1975 começa com Steve Wozniak a montagem do computador que deu origem à Apple, Apple I. Todo este trabalho era feito na garagem de Steve. No ano seguinte funda com Steve Wozniak e Ron Wayne, a empresa Apple Computer.

O ano de 1977 traz uma alavancagem da Apple com o investimento que Mike Markkula faz na companhia. Steve Woz sai para a HP. No ano seguinte, e depois de um estrondoso sucesso na apresentação do primeiro protótipo no ano anterior, o Apple II torna-se o primeiro computador pessoal a ser vendido de forma massiva.

Durante o ano de 1980 é lançado o Apple III, que veio a provar-se ser um fiasco. Este foi também o ano em que a Apple foi colocada em bolsa. Três anos depois John Sculley torna-se o CEO da Apple. O Macintosh, um dos computadores de maior sucesso da Apple, surge em 1984.
Foi em 1985 que se dá o maior golpe de estado na Apple. A administração toma o partido de John Sculley e Steve Jobs é retirado de todos os cargos executivos. Steve Jobs demite-se da Apple durante esse ano. Passado um ano é anunciado o lançamento da Pixar e dois anos depois o NeXT Cube.

Dez anos depois do seu lançamento, Steve Jobs torna-se presidente e CEO da Pixar Animation Studios. Foi também neste ano que foi lançado o filme da Pixar, Toy Story. A Apple compra a NeXT em 1996 e Steve Jobs torna-se conselheiro do CEO da altura, Gil Amelio. É no ano seguinte que Steve Jobs volta a assumir o cargo de CEO interino da Apple.


Demorou apenas um ano para que a Apple voltasse a apresentar lucros e um novo produto, que se revelou revolucionário, o iMac. No ano seguinte são apresentados os Power Mac G3 e os iMacs coloridos. É ainda apresentado o primeiro iBook.

Foi durante o ano de 2000 que Steve Jobs se tornou oficialmente CEO da Apple. Este foi também o ano da apresentação do Mac OS X. A Apple continuava a crescer e no ano seguinte abriu as primeiras lojas Apple. Esse foi o ano da apresentação do iPod e do Mac OS X 10.0.

Em 2003 é criada e apresentada a loja de música do iTunes. Foi também este o ano em que foi diagnosticado o cancro do pâncreas a Steve Jobs. Dois anos depois a Apple anuncia a transição para processadores Intel. É neste ano que Steve Jobs faz o seu famoso discurso na Universidade de Stanford.



A apresentação dos dois primeiros computadores com processadores Intel, o iMac e o MacBook Pro decorre em 2006. Nesse ano a Disney comprou a Pixar.

Um dos anos mais importantes para a Apple foi o ano de 2007, quando apresentou o iPhone e a Apple TV na Macworld. A Apple muda também o seu nome de Apple Computer para Apple Inc. em 2007. No ano seguinte a Apple apresenta o MacBook Air, o notebook mais fino do mundo. Deu-se também a abertura da App Store a todos os programadores.

Um primeiro indício de que Steve Jobs não está bem ocorre em 2009, quando este tira uma licença médica de 6 meses, durante a qual efectua um transplante de fígado.

Steve regressa em força à Apple onde apresenta o iPad, em 2010. O presente ano veio trazer a confirmação da liderança de Steve Jobs. A Apple cimenta a sua posição dominadora no mercado. Torna-se na empresa mais valiosa do mundo, em 2011, e apresenta o iPad 2. Foi também nesse ano que Steve Jobs decidiu abandonar o cargo de CEO da Apple.

Fonte

Veja abaixo algumas frases que outros importantes CEOs falaram sobre sua morte:
  • Tim Cook:“Não há palavras para expressar adequadamente nossa tristeza com a morte de Steve ou a gratidão pela oportunidade de trabalhar com ele. Honraremos sua memória nos dedicando a continuar o trabalho que ele amava tanto”.
  • Bill Gates: “O mundo raramente vê alguém que teve o impacto profundo que ele teve, do qual os efeitos ainda serão sentidos por muitas gerações que virão”. 
  • Mark Zuckerberg: “Steve, obrigado por ser um grande mentor e amigo. Obrigado por mostrar que o que você sontrói pode mudar o mundo. Sentirei sua falta.”
  • Sergey Brin: “Steve, sua paixão pela excelência é sentida por qualquer um que já tocou um produto da Apple (inclusive o macbook no qual escrevo agora). (…) Em nome de todos nós no Google e na tecnologia, sentiremos sua falta.”

  • Fica a dica de assistir o filme (muito bom) que fala da historia de Bill Gates e Steve Jobs, e a fundação da Apple e Microsoft: Piratas do Vale do Silicio.

    E aqui um post interessante do Geek e Devassa,uma lista que Steve deixou sobre seus 10 albuns preferidos:
    • Bob Dylan – Highway 61 Revisited
    • Cat Stevens - Tea for the Tillerman
    • The Grateful Dead – American Beauty
    • Glenn Gould – Bach: The Goldberg Variations
    • Jackson Browne – Late for the Sky
    • John Lennon – Imagine
    • Miles Davis – Kind of Blue
    • Peter, Paul and Mary – Around the Campfire
    • The Rolling Stones – Some Girls
    • The Who – Who’s Next

    0 milhões de comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts with Thumbnails