________

07 setembro 2011

Dica de instrumento: Hang Drum

Esse instrumento de percussão, baptizado de Hang Drum, foi criado em 2000 por Félix Rohner e Sabina Scharer da companhia PANArt, o Hang é o resultado de vários anos de investigação num prato de bateria de ferro (também apelidado de Pan) e muitos outros instrumentos de percussão ressonantes, oriundos de vários pontos do globo. Hang é uma referência à mão humana, como "Bateria de mão"?

É relativamente fácil de tocar, possuindo um som extremamente orgânico. O Hang é composto por dois hemisférios de ferro colados, o lado "Ding"? e o lado "Gu"?. O lado "Ding"? possui 8 campos de tons que em conjunto forma a escala "círculo de tons"?. O lado "Gu"? possui um bass port, inspirado numa bateria Udu. Para tocar este instrumento terá de bater com os seus dedos sobre os orifícios circunscritamente espalhados por ambos os lados.

 

Steel Drum
Cada Hang é afinado individualmente e os seus criadores encorajam os músicos a modificar o "círculo de tons"? ao seu próprio gosto. Existem várias maneiras de tocar este instrumento, fica ao critério de cada um a melhor forma. As potencialidades deste instrumento para músicos relacionados com electrónica são bastantes elevadas.

Se você amou como eu e quer comprar um, pode chorar. Pois além de custar cerca de 1500 euros, o hang drum tem uma fila de espera, uma vez que os seus dois únicos artesãos fabricantes já não têm mãos a medir.

Pra você não ficar tão triste, existe a possibilidade de comprar o Hand Drum, que é parecido. Ou ainda o Steel Drum que é "parecido" também, mas se toca com baquetas e tem o som bem legal, como você pode ver nessa música do mario *o*:



Enlouqueça mais com alguns videos:


Video explicando como fazer um Steel drum:





Tem um cara fodastico chamado Daniel Waples, que é aparece num dos videos acima, pesquisem ele no youtube e vai achar varios videos dele *_*.
Para mais informações visite: http://www.hang-music.com/

0 milhões de comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails