________

26 maio 2011

Dia 25 de maio - Dia do orgulho Nerd

Sim, eu sei que foi ontem ¬¬, mas isso não vem ao caso. Feliz dia dos nerds pra os que se consideram nerds e pros nerds e geeks de todos os tipos. Meu dia foi muito louco por isso só posto agora pra vcs. Mas o importante é que dia 25 de maio é muito importante. Pq?

Por dois motivos: dia 25 de maio de 1977 foi a data da estréia do primeiro filme da série Star Wars. Sim, nosso adorado Star Wars *-*.


O outro motivo é o "Dia da toalha":
O Dia da Toalha é uma homenagem ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams. Outro filme maravilhoso *-*.



Então selecionei alguns filmes e séries clássicas para nerds (ou não)...pq nerd nao é só quem joga video game =P.

Mas antes umas curiosidades sobre a origem de "nerd" e "geek":

- Uma das versões que explicariam o surgimento da expressão “Nerd” surgiu no final da década de 50, onde alguns estudantes do MIT (Massachussets institute of technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts; em português) teriam o hábito de chamar outros estudantes mais aplicados de knurd, (palavra escrita ao contrário de drunk, que em inglês significa bêbado) “fazendo uma clara analogia inversa sobre aqueles que não estudam e ficam bêbados em oposição aos que estudam e não se embriagam”.

- Outra versão diz que o termo Nerd surgiu no Canadá, em um departamento da companhia Northern Electric (atual Nortel) chamado Northern Electric Research and Development (NERD), onde os cientistas dedicavam horas e ás vezes passavam noites acordados no laboratório estudando e pesquisando.
- Com a popularização da tecnologia no final da década de 90, o termo Nerd foi sendo substituído pelo Geek, na qual o interessado em tecnologia teria também uma vida social. Esse termo também pode ser desmembrado em várias sub-categorias, destacando-se: o propriamente dito Geek, interessado em tecnologia, ciência e informática, o gamer, que corresponde aos aficionados por jogos eletrônicos, os Fanbase ou Fandom, que são indivíduos fãs de uma determinada obra cultural, como programas de televisão, séries, filmes, literatura ou quadrinhos.

Ou seja...que fique bem claro que: Nerd não é quem é viciado exclusivamente em jogos, e sim em tecnologia, eletrônica, ciência, informática, filmes e bla bla bla. Hoje o termo se restringiu quase que exclusivamente a quem só joga, mas é bom lembrar que o termo nerd não se originou dai :).

Outra definição interessante:
- "É aquela pessoa que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar".

E a ultima definição, que achei bem interessante e acho que poucas pessoas ouviram falar:
- Foi lançada pelo escritor americano Theodore Seuss Geisel (Dr. Seuss), que criou livros infantis clássicos como If I Ran the Zoo ("Se Eu Dirigisse o Zoológico"), de 1950, no qual apresenta um personagem meio esquisitão chamado justamente Nerd. Em 1951, a revista Newsweek publicou uma matéria sobre os costumes dos jovens na cidade de Detroit, na qual dizia que os jovens "quadrados" (conservadores) estavam sendo chamado de nerds. No Brasil, o termo se popularizou com o filme a Vingança dos Nerds, de 1984.

Na verdade, todos nós somos meio nerd. E ninguém precisa ficar provando pra ninguém se é nerd ou não, porque sinceramente é um saco quem fica se amostrando pq entende de jogo né ¬¬.

Mas enfim, agora a seleção de filmes e séries:



Piratas do vale do silício (1999)


A ascensão da Apple e da Microsoft, as duas maiores empresas de informática do planeta. Em busca da liderança do mercado Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall), fundadores das empresas, enfrentam-se em uma guerra de bastidores.



Caça-Fantasmas (1984)


Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Mas quando a subvenção termina eles são despedidos. Assim, Venkman sugere que tenham um negócio próprio, mas como não têm dinheiro fazem empréstimos e inauguram uma exterminadora de fantasmas chamada "Ghostbusters". Inicialmente eles só tem despesas e nenhum cliente, até que surge Dana Barrett, uma violoncelista que teve uma experiência há dois dias atrás bem assustadora no seu apartamento, pois Zuul, um demônio, parecia estar dentro da sua geladeira. Após isto Dana não voltou mais para casa.


Um Robô em Curto Circuito 2 (1988)

Número Cinco, também chamado Johnny Five, é o incrível e adorável robô do grande sucesso Um Robô em Curto Circuito. O curioso Johnny sai para um reconhecimento da cidade, mas alguns vadios da rua, um banqueiro ganancioso e uma gangue de pilantras percebem sua inocência e vêem sua passagem de alta tecnologia para faturar.

(tem que assistir os 2 *-*)



Star Wars (1977)

Considerado por muitos o maior clássico nerd do cinema, o filme é divido em seis partes, das quais temos lançadas uma trilogia e um quarto episódio. Dirigido por George Lucas, o enredo de ficcção científica se passa numa galáxia imagínária onde figuras humanas interagem com seres fantásticos.






Matrix (1999)

A história se passa no ano de 2200, quando a humanidade está em luta contra o domínio das máquinas. O filme traz diversos questionamentos sobre realidade virtual, que envolvem até conceitos vindos da filosofia grega. Neo, o protagonista da trilogia, é tido como o maior nerd do cinema.






Senhor dos Anéis (2001)

Na Terra Média, lugar fictício, o jovem hobbit Frodo, juntamente com alguns humanos, um mago e um anão deve proteger o anel que confere poder absoluto a quem o possuir. Fugindo e enfrentando as forças eles têm de cumprir a missão de proteger o destino da humanidade.






Star Trek (2009)

A saga de Jornada nas Estrelas ganhou seu 11º episódio nas telonas este ano. O enredo se concentra, claro, na história do Capitão Kirk, mas muito antes de sua tripulação assumir o comando da U.S.S. Enterprise, única nave capaz de proteger e salvar a Terra da ameaça alienígena iminente.






Blade Runner (1982)

O lugar é Los Angeles e o ano é 2019. Neste futuro hipotético, decidem-se povoar as colônias fora da Terra e, para isso, surgem seres replicantes – idênticos aos humanos, mas com força superior e tempo de vida menor. O problema acontece quando esses seres decidem voltar à Terra em busca de vida mais longa
 
 



A vingança dos nerds (1984)


Este não é um filme tanto para nerds, mas sim sobre os nerds, que encontram identificação com o universo abordado. No enredo, um grupo de jovens descriminados no colégio se une contra os mauricinhos.






Curtindo a vida adoidado (1986)

O adolescente Ferris Buller está no último ano do colégio e resolve matar aula juntamente com sua namorada e seu melhor amigo. Fugindo do diretor da escola, o filme mostra as peripécias dos jovens em cenas clássicas que marcaram a juventude de muita gente.






O Homem Aranha (2002)

Peter Park, o nome por trás do Homem Aranha, é dos super-heróis mais populares e mais humanizados da história. Criado na década de 1960, ele descobre logo cedo seus poderes guiados pela aranha – tenta ganhar dinheiro com isso, mas sem sucesso percebe que ser alguém com forças sobrenaturais implica certa responsabilidade.





Alien (1979)

O filme de 1979 foi dirigido por Ridley Scott. O título refere-se a uma criatura alienígena agressiva que persegue e mata a tripulação de uma nave espacial.

Alien vs Predador também acho digno assistir.





Tron (1983)

O filme de ficção científica da Walt Disney Pictures, que ganhou sequência em 2010, foi lançado em 1982. Escrito e dirigido por Steven Lisberger, o longa deu o que falar pelos efeitos de computação gráfica avançados para a época.
 






De Volta para o Futuro  (1985)

O famoso Marty McFly, vivido por Michael J. Fox, também virou figura carimbada da cultura geek. O menino de 17 anos que viaja no tempo é protagonista da ficção científica de 1985 dirigida por Robert Zemeckis.






2001 – Uma Odisséia no Espaço(1968)


Esse filme é extremamente visionário para a época. O roteiro de Arthur C. Clarke traz um tema interessante e futurista. Além disso, foi um dos primeiros filmes a abordar um tema que até hoje rende ótimas discussões e enredos – Inteligência Artificial. Em 2001, HAL, ( segundo alguns caras paranóicos e que acreditam em teorias conspiratórias, se analisarmos a sigla HAL letra por letra, perceberemos que são as letras antecessoras da sigla IBM ) um super computador, tinha personalidade diabólica.



Filmes Marvel

Homem-Aranha 1/2, X-Men(todos), Quarteto Fantástico 1/2, Demolidor, Elektra, Homem-de-Ferro 1/2, Hulk 1/2, Blade(todos), O Motoqueiro Fantasma, O Justiceiro, Kick-Ass e em breve teremos Thor, Capitão América, The Amazing Spiderman, Homem-de-Ferro 3, X-Men First Class e Os Vingadores.


Filmes Dc Comics

Batman (todos) mas Batman – O cavaleiro das trevas merece um destaque especial, por conta do Joker (Coringa – o melhor vilão de todos os HQ’s na minha opinião). Continuando … Superman(todos), The Flash, Mulher-Gato, Constantine, V de vingança, Watchmen e em breve teremos Batman The Dark Knight Rises e Lanterna-Verde.




Transformers(2007-2009)


Transformers é baseado na série de HQ’s de Michael Bay. Produzido por Steven Spielberg os filmes são dotados de máquinas inteligentes e autônomas, ação e muita ficção.






O guia do mochileiro das galáxias

O motivo pro Dia da Toalha, don’t panic, 42 e “até mais e obrigado pelos peixes”. Adaptação do livro homônimo que resultou numa série de livros. É graças a ele que a data de hoje é celebrada.









Planeta dos macacos

Em 2029, Leo Davidson chega em um planeta habitado por macacos, onde os humanos são os "animais" e lutam pela sobrevivência. Mas Leo também é feito de escravo e tenta formar um grupo e iniciar uma revolução, que ameaçará o poder dos macacos. Refilmagem da obra original de 1968.







Muitos outros:
– Harry potter
– Perdidos no espaço
– Akira – 1988
– S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço – 1987
– O Quinto Elemento – 1997
– Academia de Gênios – 1985
– Pi – 1998

Fontes:
Mundo estranho
Wikipedia 1 e 2
Época
Galileu
Muito Nerd

0 milhões de comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails