________

05 abril 2011

Enciclopédia brasileira vai mostrar origem dos memes

Achei isso bem interessante, coloquei só uma parte aqui, quem quiser ler mais clica aqui.

É quase impossível passear pelas redes sociais da internet sem se deparar, pelo menos uma vez, com a frase "fica, vai ter bolo". Mas você sabe como surgiu esta brincadeira? Quem a colocou no vocabulário dos internautas brasileiros? Como é que "comofas" e "fikadika" se transformaram em termos corriqueiros? E por que é que a frase "é estranho sentir saudade de algo o qual mal vivi ou evitava viver" entrou para a obra da escritora Clarice Lispector?


A internet deve ganhar, em breve, uma enciclopédia virtual que vai catalogar e mostrar a origem das expressões, piadas, frases e termos difundidos pelos brasileiros na rede. Batizado de "Memepedia", o site já tem parte do conteúdo no ar, por enquanto em uma sessão no portal YouPix, mas deve ganhar casa própria nos próximos meses. "O domínio já está comprado", conta Bia Granja, 30 anos, editora do YouPix.
Esses nao sao os memes que falam na matéria, mas achei a imagem agradavel nesse post *-*
"Meme" é o termo utilizado para identificar este tipo de fenômeno da comunicação, em uma analogia ao conceito criado pelo zoólogo Richard Dawkins para explicar a disseminação de pensamentos, idéias e produtos culturais.

"Ninguém no Brasil se preocupava em organizar os memes que surgem por aqui, e mostrar como eles surgiam", afirma Bia, uma das responsáveis pela curadoria do conteúdo publicado na "Memepedia". O objetivo do site, explica, é registrar a história cultural da internet brasileira.

0 milhões de comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails