________

29 março 2011

Olinda em 360°

Hoje descobri esse site da Prefeitura de Olinda (Pernambuco), no Olinda 360º você pode olhar alguns pontos turísticos da cidade de uma maneira muito legal, totalmente 360 graus. Por enquanto so é possivel ver 4 pontos da cidade, futuramente serao adicionados mais lugares. Vale a pena conferir, e quem for de Pernambuco, é obrigatório ver rsrs =P.

http://www.casadacultura.org/br/pe/olinda/Olinda_igrejas_mosteiros/21_Olinda_Mosteiro_Bas%EDlicaDeSaoBento_grd.jpg
A Prefeitura de Olinda acompanha o espírito de vanguarda de sua cidade. Na tarde desta quinta-feira(24) foi lançado oficialmente o Olinda em 360°, experiência virtual que traz para o século XXI construções de mais de 500 anos visitadas por turistas de todo o mundo. Pelo endereço www.olinda.pe.gov.br/olindaem360, você pode fazer uma imersão em vários pontos da cidade, navegando pela imagem em ultra-definição por todas as direções.


A qualidade das fotos é equivalente a uma televisão de alta definição: 1.920 x 1.080 pixels, isto é, mais de 1gigapixel de tamanho. Desta forma, as fotos permitem uma aproximação (zoom) em que o internauta tem a sensação de estar 90% mais perto do ponto escolhido a partir do centro. A riqueza de detalhes do altar mor do Mosteiro de São Bento, por exemplo, que enche os olhos dos turistas, pode ser apreciada quase que como em uma experiência in loco.

O projeto prevê a cobertura de 20 pontos turísticos da cidade, que serão liberados em um período de dois meses. A princípio, o portal da prefeitura oferece cinco imagens, na seção Olinda em 360°. Praça Monsenhor Fabrício (onde se localiza o Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura), Praça Laura Nigro, o pátio do Mercado da Ribeira e duas imersões do Mosteiro de São Bento, sendo uma do altar mor e outra de seu pátio, as estreantes do projeto. Cada imersão oferece, além das imagens de tirar o fôlego, informações turísticas que logo terão também versão em inglês. Há ainda a opção de fazer o passeio virtual com som ambiente. A música escolhida foi do mestre Capiba, “Olinda cidade eterna”, na voz de Claudionor Germano.

A “mágica” do serviço começa com uma ‘cabeça’ de tripé especial, que faz a rotação de forma tão linear e estável que a câmera acoplada a ela consegue captar várias imagens perfeitamente complementares umas às outras. Depois, uma combinação de quatro softwares faz a leitura das informações das fotografias para que sejam montadas e disponibilizadas com alta precisão.
Cada imagem é formada por 10 fotogramas de 60° cada um, sendo quatro ladeadas horizontalmente, mais duas na parte superior e outras duas na inferior. Assim, até mesmo o céu do momento em que a foto foi tirada e detalhes do chão, como as conhecidas pedras portuguesas que calçam boa parte da Cidade Alta, podem ser observados.

O projeto foi coordenado pelo experiente fotógrafo Gilberto Marcelino, com 30 anos no ramo e à frente da empresa Diacolor. As fotos utilizadas no Olinda em 360° serão em breve disponibilizadas para download em alta definição gratuitamente pelo site da prefeitura. Para prestigiar o lançamento da página, estiveram presentes os secretários de Turismo, Maurício Galvão, de Cultura, Márcia Souto, de Comunicação, Inácio França, e o fotógrafo responsável pelo projeto, Gilberto Marcelino.

Site da Prefeitura de Olinda - http://www.olinda.pe.gov.br

0 milhões de comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails