________

07 janeiro 2010

Otomes?


Pergunta: O que são otomes?
Resposta: Nada mais nada menos do que o feminino de otaku.

“Alguém vêm prestando atenção na palavra “Otome”, atualmente? Já faz um tempinho que é usada no Japão, mas apenas recentemente cruzou as fronteiras e surgiu em alguns artigos em inglês, tais como um artigo da revista Time, entre outros. Para quem não sabe, a palavra “Otome” vem do nome de um pedaço de uma rua em Tóquio, chamada de Otome Road, que atende exclusivamente à altamente gastadora, e anteriormente ignorada, porção dos grupos da cultura Pop japonesa – as otakus fêmeas. Sim, “Otome” é a versão feminina de “Otaku”, embora também existe o termo “fujoshi”, que significa, literalmente, “fêmea deturpada”. contudo, “Fujoshi” é, oficialmente, a “otaku fêmea que gosta de romances e quadrinhos sobre romances entre homens”.
Reportagem do Queenie chan

Ou seja, a “fujoshi” seria a nossa yaoi/shounen ai/Boys Love fan-girl. No artigo, inclusive, há alguns links para vídeos no youtube que mostram essa Otome Road e o bairro Ikebukuro, que seria a versão para mulheres do famoso bairro Akihabara, paraíso dos Otakus homens, e que atende tanto às Otomes quanto às Fujoshis. Vale a pena assistir pra ter noção do que se trata.A autora do artigo ressalta, ainda:

“(…) Isso ocorre porque a cultura otaku feminina é tão diferente da masculina, com padrões de consumo totalmente diferentes e estilos de expressão pessoal também igualmente diversos. De fato, na minha experiência com “Otakus” e “Otomes” extremistas, ambos não possuem quase nada em comum.”
(…)
“Otome” não representa o padrão “moe”, extremamente sexualizado de mulheres com grandes peitos, ou do tipo semi-nua, esbanjando erotismo do tipo que se encontra em vídeo-clips de hip-hop. “Otomes” são princesas, mulheres nobres, atrizes conceituadas, valquírias em armaduras,garotas mágicas e sacerdotisas. Descreve um tipo de estado feminino que é poderoso, mas não sexualizado. Ao contrário, toda sexualização pode ser encontrada nas montanhas de mangás e doujinshis sobre Boys Love (romance entre rapazes), que é composto puramente por rapazes se relacionando para satisfazer sua audiência feminina. Em outras palavras, a cultura “Otome” é aquela que gira em torno da mente feminina, projetando ao mundo um ponto de vista exclusivamente feminino, com ideais de poder feminino(…)”



Fonte: Nakanaide

Vale salientar que mulher gosta sim de hentai e de história de amor entre meninos *-*. Não há nada mais lindo e excitante do que ver dois meninos "se amando".

0 milhões de comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails